Acesso remoto: O que é e como fazer?

Publicidade

Se você precisa acessar alguma informação que está no computador do seu trabalho mas não sabe como, saiba que o acesso remoto é a forma mais fácil de conseguir.

No entanto, se você ainda não sabe como fazer isso, acompanhe o passo a passo.

Dessa forma, se você quer saber como fazer o acesso remoto, confira as dicas que preparamos para você. Veja!

Afinal, como fazer o acesso remoto?

Acesso remoto: O que é e como fazer? ( Imagem: Freepik)
Acesso remoto: O que é e como fazer? (Foto: Freepik)

Você sabia que hoje em dia existem muitas formas de usar a internet para fazer coisas de forma bem mais prática no dia a dia, inclusive, acessar a um computador à distância.

Publicidade

Isso porque, em alguns momentos, acessar a esses conteúdos pode ser fundamental para conferir uma informação ou resolver algum problema.

Dessa forma, aqui nesse artigo você vai ver o passo a passo de como acessar um computador de forma remota, ou seja, longe dele. Veja!

1. Em PC e notebooks

Em primeiro lugar, é bom destacar que alguns sistemas operacionais oferecem recursos nativos de acesso remoto.

Dessa forma, no Windows 11, você tem suporte nas versões Pro e Home por meio da ferramenta “Conexão de Área de Trabalho Remota”.

Além disso, no Mac OS X, o Apple Remote Desktop é o endereço certo para conferir tudo a distância.

Por outro lado, há outras alternativas para usuários de PC e notebooks com Linux.

Assim, para isso, é só usar o conteúdo de forma remota usando o Chrome e outros navegadores, com algumas opções grátis disponíveis, como:

Publicidade

Além disso, é bom destacar que não é necessário nem ao menos criar uma conta para utilizar. Ou seja, tudo que você terá que fazer é que as duas máquinas acessem o serviço para serem habilitadas.

Por outro lado, você também tem a opção de enviar um convite para a máquina a ser controlada antes de começar. Nesse sentido, os softwares próprios para VPN são mais comuns de serem usados.

Assim, como exemplos, temos:

Todos os programas devem ser instalados tanto na máquina controladora (host) quanto no computador controlado (client). Isso porque, dessa forma, a conexão é criada automaticamente após serem dadas as permissões de ambos os lados.

Vale destacar ainda que é preciso ter acesso ao IP da máquina para conferir as informações remotamente.

2. Celulares e tablets

Sim, nem todas as pessoas sabem mas é possível acessar a um conteúdo de forma remota usando também um aparelho de celular.

Para isso, tudo que você tem que fazer é usar clients no PC com Windows ou Mac OS X e aplicativos de host nos gadgets móveis, para ver tudo o que acontece com sua máquina e controlar funções, inclusive desligá-la, de qualquer lugar.

Por outro lado, é bom lembrar ainda que os softwares próprios para VPN são mais comuns de serem usados.

Ou seja, alguns programas devem ser instalados tanto na máquina controladora (host) quanto no computador controlado (client).

Esse é o caso de alguns, como TeamViewer, LogMeIn (Windows ou Mac) ou Real VNC (Windows, Mac ou Linux).

Publicidade

Isso porque, a conexão acontece automaticamente depois das permissões de ambos os lados; lembrando que podem ser necessários senhas e o IP das máquinas para logar.

Tanto o TeamViewer quanto LogMeIn possuem versões para Android e iOS, com recursos completos de acesso remoto ao PC ou notebook.

Dessa forma, você pode cadastrar diversos computadores e controla-los à distância sem problemas, via conexão Wi-Fi ou internet móvel. Curtiu? Então, saiba que o TeamViewer tem versões gratuitas para as duas plataformas mobile.

No entanto, o LogMeIn é pago para Android e gratuito para iOS, porém exigindo assinatura para utilização dos recursos.

Veja também: Descubra sua paleta de cores com esses 3 apps

Assim, agora que você sabe como fazer o acesso remoto, é só seguir essas dicas e aproveitar!

Continue navegando com a gente!