5 formas de evitar a pressão alta

Publicidade

O dia 17 de maio é a data mundial de prevenção da hipertensão. Nesse artigo, você irá conhecer maneiras de evitar a pressão alta.

A pressão alta, como é popularmente conhecida, é a força que o sangue faz para circular nas artérias. Apesar da doença atingir pessoas de qualquer faixa etária, é mais comum que os sintomas apareçam somente em fases muito avançadas, quando a hipertensão sobe rapidamente. Ou seja, uma pessoa é considerada hipertensa quando, em repouso, apresenta valor igual ou superior a 140mmHg x 90mmHg (14 por 9).

Publicidade

Tais enfermos estão mais propensos a desenvolver doenças vasculares como o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral), também conhecido como derrame. Além disso, podem apresentar doenças renais crônicas, problemas de visão e impotência sexual. Porém, existem formas de evitar a pressão alta, que serão apresentadas a seguir.

Confira 5 formas de evitar a pressão alta

Prevenir a pressão alta
Fonte: Andrew Tanglao/ Unplash

1. Pratique atividade física regularmente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que uma pessoa adulta realize, no mínimo, 150 minutos de atividades aeróbicas por semana. Isto é, uma caminhada ou corrida de 30 minutos por dia já ajuda a prevenir a doença.

Publicidade

2. Busque uma dieta equilibrada

Monte uma dieta que priorize alimentos frescos, verduras, legumes, frutas, sementes (nozes, castanhas), grãos (feijão, lentilha, ervilha) e peixes ricos em ômega 3 (atum, sardinha). Evite produtos muito processados, frituras, doces com muito açúcar e carnes vermelhas gordurosas.

Leia também: Melhores apps para monitorar pressão

3. Modere no consumo de sal

A OMS sugere que uma pessoa adulta consuma até 5g de sal por dia, isso equivale a 2g de sódio. Portanto, procure evitar alimentos com altos níveis sódio.

4. Evite o cigarro

O tabagismo pode aumentar a pressão arterial e, consequentemente, aumentar o risco de AVC e de ataques cardíacos.

Publicidade

5. Tenha uma boa noite de sono

Por fim, dormir bem ajuda a prevenir a hipertensão. O recomendado são oito horas de sono. Dessa forma, a insônia pode aumentar o risco de doenças vasculares relacionadas à pressão alta.

E aí, gostou dessas dicas para a prevenção da pressão alta? Então continue acompanhando nosso conteúdo no BuscAqui.