Aplicativo para ver se sua joia é verdadeira

Publicidade

Você já comprou algum colar, pulseira, brinco ou anel e descobriu que ele era falso? Infelizmente, muitas pessoas são vítimas desse crime. Afinal, não é tão simples detectar se uma joia é verdadeira

No entanto, hoje você pode ir a uma loja e verificar se a peça foi produzida em metais preciosos antes de adquiri-la. 

Devido aos progressos tecnológicos constantes, empresas de softwares desenvolveram aplicativos que servem como ferramentas para ajudar a confirmar se uma joia é realmente verdadeira

Publicidade

O que acha dessa possibilidade? Está curioso para saber quais são e como funcionam essas plataformas? Então, continue neste artigo. 

A joia é verdadeira? Apps pode te ajudar a confirmar

Esses aplicativos contam com funcionalidades que ajudam a verificar a possibilidade de um metal ser realmente precioso.

Para isso, eles usam a magnetometriauma tecnologia capaz de absorver os campos magnéticos, gerados diante da presença de objetos metálicos. 

Desse modo, ele apresenta as chances de uma joia ser preciosa ou se ela é apenas uma imitação. 

É importante destacar, porém, que essas ferramentas não são 100% exatas, uma vez que a confirmação da validade do material depende de uma série de fatores, como pureza do objeto e condições do ambiente. 

Apps para ver se a joia é verdadeira

Em primeiro lugar, você pode usar esses apps como ferramentas de auxílio no momento de adquirir um objeto valioso. Eles são úteis e oferecem ótimos indícios de validade das joias. 

Publicidade

Contudo, o seu celular necessita contar com as funcionalidades para ajudar a identificar os metais usados na produção da joia. Por isso, antes de baixar um desses aplicativos, veja se eles são compatíveis com o seu dispositivo. 

Metal Detector 

Com mais de 10 milhões de download, o Metal Detector é um aplicativo desenvolvido para identificar metais. Portanto, pode ser usado para ver a possibilidade de uma joia ser verdadeira. 

Quer saber se a joia é verdadeira?
Foto: Natali Hordiiuk/Unsplash

Devido à sua eficácia, ele é utilizado em expedições para ajudar na detecção de materiais preciosos

O Metal Detector é fácil de usar. Desse modo, você precisa abrir o aplicativo e passar o celular sobre a joia. Os valores magnéticos modificados sugerem que a pedra pode, realmente, ser valiosa. Por outro lado, se eles forem nulos, indica que a peça pode ser falsa. 

Esse app está disponível para iPhone e Android, com acesso gratuito ou planos pagos. Sendo assim, sem assinatura, você tem direito a alguns recursos. Entre eles, alarme, sinal sonoro e efeito de liga e desliga. 

Com o plano pró, o app disponibiliza bússola e retira as propagandas. 

O app precisa ser instalado em dispositivos Android da versão 6.0 para cima. Para iOS, você precisa ter um iPhone 12.0 ou algum modelo superior. 

Publicidade

Metal and Gold Detector 

O Metal and Gold Detector é compatível apenas com aparelhos da linha Android. Até o momento, o aplicativo possui mais de 500 downloads no Google Play

Da mesma maneira que o Metal Detector, esse aplicativo verifica a possibilidade de a joia ser verdadeira por meio da magnetometria. Dessa forma, você pode passar o celular em cima do colar, pulseira, brinco ou anel e ver se há mudanças nos valores magnéticos. 

O Gold Detector precisa Android no modelo 6.0 ou acima. 

Veja se a a joia é verdadeira: baixe os apps

Leia também: Como afinar o violão? Esses apps podem te ajudar

Veja outras novidades no BuscAqui.